quarta-feira, 3 de abril de 2013

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO ESTADO DO MATO GROSSO

CUIABA-VARZEA GRANDE-RONDONÓPOLIS-ITIQUIRA ALTO GARÇAS
 ALTO ARAGUAIA COMODORO CACERES-PONTES E LACERDA-PORTO ESPERIDIÃO

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO



Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Centro-Oeste. Tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil.
Tem como limites: Amazonas, Pará (Norte); Tocantins, Goiás (Leste); Mato Grosso do Sul (Sul); Rondônia e a Bolívia (Oeste), país vizinho.
Ocupa uma área de 903366.192 km², equivalente a área da Venezuela e não muito menor do que a da vizinha Bolívia. Mato Grosso está organizado em 22 microrregiões e 5 mesorregiões, dividindo-se em 141 municípios. Cuiabá é, além de capital, o município mais populoso do estado.
As cidades mais populosas e importantes de Mato Grosso são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso,Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Juína, Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.
Extensas planícies e amplos planaltos dominam a área, a maior parte (74%) se encontra abaixo dos seiscentos metros de altitude. Juruena, Teles Pires,Xingu, Araguaia, Paraguai, Rio Guaporé,Piqueri, São Lourenço, das Mortes e Cuiabá são os rios principais.

CONHEÇA CUIABÁ

Cuiabá município do estado de Mato Grosso, no Brasil. Fundada em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil ,ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP ,ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização. Situa-se na margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande.
Segundo estimativas de 2014 feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 575 480 habitantes, enquanto que a população da conurbação é de 841 225; já sua região metropolitana possui 863 509 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1 100 512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade foi umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).



Pontos Turísticos do Mato Grosso

                                                  Chapada Diamantina
                                               Rio da Prata
                                                 Pantanal


Nenhum comentário: